Segunda-feira, 11 de Março de 2013

O cardeal Gianfranco Ravasi: A verdadeira liberdade é a confiança filial em Deus, não o orgulho.

 Exercícios Espirituais.

O cardeal Gianfranco Ravasi: A verdadeira liberdade é a confiança filial em Deus, não o orgulho.

A fé como encontro de adesão do homem consciente livre e apaixonado com o limite. Sobre estes dois grandes temas foram desenvolvidos meditações hoje pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, comissionado para pregar os exercícios espirituais na presença do Papa e da Cúria Romana. Benedetta Capelli fala:

Rádio Vaticano - É sobre o Salmo 30, que se concentra a primeira meditação do Cardeal Gianfranco Ravasi.
Salmo curto ", uma espécie de símbolo - diz o prelado - uma espiritualidade da infância". "Tem a plenitude de sua lealdade a Deus" e onde encontra as características do crente, aquele que no entanto, o Salmo abre com o antípoda de fé: "O orgulho, orgulho, auto-suficiência absoluta, colocam-se na mesma posição com Deus, é o pecado original:" Sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal "árbitros ou seja, da moral, e que é o que o homem em sua liberdade tentará fazer"
.

Liberdade, a outra palavra-chave para o cristão. E é na imagem da "criança desmamada", típica do simbolismo oriental, que o salmista celebra a fé que é a adesão e, ao mesmo tempo escolha. A criança agora crescida, já não está colada à mãe que a alimenta, mas separadas por um ato de amor e liberdade: "A fé que é a adesão, mas a adesão, a adesão consciente, livre, a adesão intensa, apaixonada. Sem dúvida, não é por nada, é repetida duas vezes, é como uma criança desmamada "e, em seguida, o último verso é um apelo a todo o Israel, esperar e confiar no Senhor. Também devemos aprender com a grande história da espiritualidade, nós temos que aprender sobre nós, mesmo quando se chegou a um nível de dignidade, responsabilidade, mesmo dentro da Igreja, ou funções de alguma importância, em que, muitas vezes, até mesmo escolhas que afetam as pessoas.
Provavelmente os ramos da tentação em nós, leves e finos, a tentação de sermos os únicos que olham para baixo. E é nas crianças que permanecem a fé que conota: ser pequeno como Santa Teresa de Lisieux - lembra-se o cardeal Ravasi - mas é tudo ensinamento de Jesus que se desenvolve desta maneira.

As crianças aprendem o que significa pureza, mas acima de tudo confiança: "Elas colocaram a mão com confiança nos adultos, esse é o grande drama. A vergonha de pedofilia também está lá, porque a criança com sua confiança, espontaneamente abandona o adulto seu pai. Espontaneamente, ela coloca a mão na do outro, mas também é interessante para descobrir por seus próprios meios. Ela tem uma visão - como sabemos - simbólica da realidade, não analítica, por isso é capaz de perceber verdades mais certas. E é por isso que, por vezes, estar a ouvir o que realmente é, para nós, uma lição porque você faz o básico, você coloca os famosos por causa de não sabermos como responder e ainda ser tão importantes.
Portanto, do ponto de vista humano é importante para encontrar, acompanhar, ouvir a criança, mas especialmente a partir da clareza interior da Fé, confiança, abandono. "

Na segunda meditação, o Cardeal Ravasi focando a criatura humana frágil, evidenciada pela dor de viver, angustiada, enfrentando o limite e a finitude de sua pessoa.
"Sombra", "respiração" - por favor, Salmo 39 - chora e pede "a extensão dos dias." Palavras duras e de grande relevância em um mundo onde não há uma superfície de atmosfera, uma espécie de "narcose que elimina as grandes perguntas": "Basta pensar na televisão, o que é o verdadeiro e grande Moloch dentro das casas. Nós já sabemos tudo sobre moda, sobre o que devemos comer, vestir, etc escolher, mas não temos - muitas vezes - uma voz que nos mostra o caminho e, em seguida, o sentido da vida, especialmente quando se é tão frágil, tão miserável.

É por isso que é importante voltar aos grandes temas. Tenha a coragem de propor as grandes pensamentos, eu acho que um dos grandes problemas da juventude de hoje, que não são mais capazes de encontrar respostas com sentido e, em seguida, entrar neste fluxo é o resultado da sociedade contemporânea. "

Então, tem o sentido de limite para superar a superficialidade, mas o Cardeal Ravasi também enfatiza a necessidade de voltar para a "oração: pobres, nus, simples" e chama a questionar o sofrimento com "palavras não só reconfortantes, de segunda mão e frias." Aquele que sofre, tocando perto do limite, acaba por ficar em crise: "Alguns que não eram crentes, talvez comecem a gritar. Existe, portanto, um tipo de 'paideia', também de pedagogia que se realiza na dor.

Mas, e este é o tema sobre o qual temos, então, tem que voltar pois no final da dor é um elemento de crise:. Crise nos coloca no mundo e nos coloca em uma crise com Deus "
Mas - disse o cardeal - apesar da escuridão, a experiência cristã sempre abre um horizonte de luz que as trevas nunca tem a última palavra.

Ontem meditação Cardeal Ravasi havia coberto homem e olhar de Deus sobre ele. A criatura humana - disse o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura - torna-se "o lugar onde interceptar a presença de Deus", já no embrião "Deus vê os esplendores e misérias." Tarefa do homem que "aliança com Deus" é "para representar o seu Senhor".

http://www.laperfettaletizia.com/2013/02/esercizi-spirituali-il-card-ravasi-vera.html

publicado por emtudoavontadedeus às 18:31
link do post | comentar | favorito

. logotipo sapo

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Himno de La Liturgia de l...

. O menino que conseguiu fa...

. Ou se está com Jesus, ou ...

. Há homens que dizem: se D...

. «Poderemos ficar no céu, ...

. Advertência da incompatib...

. A parte mais bonita, a pa...

. "A imensidade de Deus é a...

. Médico ao remover seus ov...

. A MELHOR CANÇÃO PARA DEUS...

.arquivos

. Abril 2015

. Março 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Agosto 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

. logotipo sapo