Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2010

Quantos filhos no Inferno odiarão seus pais por ali estarem por culpa deles, pelos seus maus exemplos, por não lhes terem ensinado o caminho da salvação, do Evangelho de Nosso Senhor.

 

 

 

 

 

 

www.espacojames.com.br 

Artigo n.º 3178

Publicado em: 24/09/09 às 13:01:27

 OS TRÊS SONHOS (Céu, Purgatório e Inferno)

AUTOR: MONSENHOR EYMARD L'E. MONTEIRO (obs: Não confundir com os sonhos de Dom Bosco)

 

Com autorização eclesiástica do Exmo. e Redmo. Senhor Dom Marcolino, Arcebispo de Natal

 

Estudos e Comentários – Diácono Francisco Almeida Araújo

(os estudos e comentários foram autorizados verbalmente para serem divulgados pela internet pelo diácono quando esteve presente na minha cidade)

 

À Guisa de Apresentação

 

O livro que você, leitor amigo, tem em suas mãos é fruto de três sonhos de Monsenhor Eymard e que chegou ao nosso conhecimento e logo percebemos o bem que pode fazer às almas, alertando-as a viverem felizes aqui neste mundo para serem felicíssimas na outra vida.

 

Ora, a Santa Mãe Igreja nos ensina que Deus se dignou revelar aos homens as verdades para a nossa salvação até o apóstolo João. Essa é a revelação pública, oficial, e à qual todos nós, católicos pela graça de Deus, devemos dar a nossa total adesão de fé.

Não crer nessa revelação pública, que é a Palavra de Deus, tal qual nos ensina a Igreja, é colocar o destino eterno em risco de condenação.

 

A Igreja também nos ensina que pode haver revelações particulares como aparições, visões, oráculos dos santos e até admite que as tenha havido e que em certo sentido são aprovadas pela Igreja (Lourdes, Parai Le Monial, Fátima), mas as considera raras, as quais hão de ser comprovadas e jamais podem ser pressupostas e só são autênticas as que estão de pleno acordo com a revelação pública, oficial, que é a Sagrada Escritura. A Igreja não exige que obrigatoriamente se creia em revelações particulares reconhecidas por ela.

Mesmo o imprimatur da autoridade episcopal não significa o reconhecimento da Igreja, mas sim de que o conteúdo daquela revelação particular não vai contra a fé e a moral católica.

 

O que dizer das penas físicas que padecem as almas no Purgatório ou no Inferno?

Deus nos fala por comparações, servindo-se de coisas que nós humanos conhecemos para aproximativamente nos revelar as coisas do mundo sobrenatural (Oséias 12, 10), caso contrário não haveria comunicação, revelação.

A pena física no Purgatório ou no Inferno e até a felicidade no Céu é apresentada por figuras, símbolos, embora a sua realidade seja mais estupenda do que as figuras usadas.

 

Quanto à pena pelo fogo e outras figuras para representar o sofrimento, temos a dizer que não podemos precisar em que consiste. O certo é que não podemos pensar em fogo tal como conhecemos, igual ao deste mundo.

Não esqueçamos que tudo é um estado de alma. O pecador sofre no Purgatório (temporário) ou no Inferno (eterno) porque reconhece que Deus é sumamente bom e que ele, voluntariamente, se incompatibilizou com o Sumo Bem.

 

No Purgatório o fogo do sofrimento purificador é a destruição de todo o nosso egoísmo, do pecado de nossa alma. Segundo Santa Catarina Gênova, o fogo que aflige as almas do Purgatório sem as consumir é o fogo de amor, mais doloroso que o fogo como conhecemos aqui na Terra. Diz-nos ela que é uma pena tão intensa que não existem palavras que a possa exprimir e nem a inteligência conceber. A alegria no Purgatório é saber que se verá um dia a Deus face a face e, assim, a alma aceita com prazer esse sofrimento que a purifica e liberta.

 

No Inferno o sofrimento representado pelo fogo é infinitamente maior, pois a alma sabe que está condenada, pois assim ela mesma escolheu; é o fogo não do amor, mas o fogo do ódio, onde a escravidão do egoísmo se apresenta ao máximo. No Inferno não há amizade só ódio eterno. Terá a companhia dos piores assassinos, criminosos da história, a companhia eterna dos demônios. É um ódio que não acaba nunca, jamais.

 

Quantos filhos no Inferno odiarão seus pais por ali estarem por culpa deles, pelos seus maus exemplos, por não lhes terem ensinado o caminho da salvação, do Evangelho de Nosso Senhor. Os heréticos e apóstatas se odiarão mutuamente. Odiarão seus "pastores" e odiarão aqueles que um dia os enganaram tirando-os do caminho da salvação...

Demos graças ao bom Deus pela fé recebida, pela graça de sermos católicos, pois pertencer e ser fiel à Igreja é sinal de predestinação.

 

Que a leitura deste livro desperte no coração do leitor um grande amor a Nosso Senhor, à Virgem Maria, à Igreja Católica e aos irmãos.

Este livro, bem o diz o seu autor Monsenhor Eymard, "fala ao sentimento humano. São simples sonhos contados numa linguagem leve e atraente.

 

Foi o que pude fazer, diz-nos ainda o autor, para prender o leitor até à última página, deixando-o a meditar sobre o que lera...

E por que não dizer?

Gostaria até que ele ficasse um tanto ou quanto impressionado com a leitura, pois só assim poderia afastar-se do pecado". Amém, dizemos nós.

publicado por emtudoavontadedeus às 17:57
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

. logotipo sapo

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Himno de La Liturgia de l...

. O menino que conseguiu fa...

. Ou se está com Jesus, ou ...

. Há homens que dizem: se D...

. «Poderemos ficar no céu, ...

. Advertência da incompatib...

. A parte mais bonita, a pa...

. "A imensidade de Deus é a...

. Médico ao remover seus ov...

. A MELHOR CANÇÃO PARA DEUS...

.arquivos

. Abril 2015

. Março 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Agosto 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.contador de visitas

estatisticas gratis

. logotipo sapo