Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011

"Eu tenho duas forças motrizes na minha vida - ser criativo e ser útil. Se eu tivesse que escolher um, eu escolheria ser útil."

 

 

 

 

 

Michael Friedman, L.M.S.W..Professor Adjunto associado, Columbia University escolas de Serviço Social e de saúde pública

 

 

 

A importância da criatividade na velhice

 

 

Publicado: 7/8/11

 

 

"Eu tenho duas forças motrizes na minha vida - ser criativo e ser útil.

 

 Se eu tivesse que escolher um, eu escolheria ser útil."

 

 

Bernie Kessler

 

Bernie Kessler - ex-psicólogo e um fotógrafo ativo, ávido, muito hábil e professor de fotografia - isso me disse recentemente quando estivemos juntos durante sua recuperação da cirurgia cardíaca, infecções e cirurgias subseqüentes que quase o matou após a cirurgia "bem sucedida" original.

 

 

Bernie tem 84 anos. Ele sabe que ele não vai viver para sempre. Mas ele também disse: "Não estou deprimido. Eu estou grato por estar vivo".

 

Criativa e útil! Informação importante, parece-me.

 

 

Obviamente, qualquer par de 'componentes-chave' para viver bem é obrigado a ser demasiado simplista.

 

 

Há sempre mais do que isso. Mas às vezes simplistas idéias são luminosas. Freud, por exemplo, disse que um amor identificado e trabalho são os objectivos fundamentais da vida humana. Que soa como verdadeiro.

 

 

Mas para aqueles de nós que somos mais velhos, especialmente para aqueles de nós que estamos cientes de que a morte está chegando, encontrar maneiras, de forma e de nos expressar, através de processos de criação artísticos e outros e encontrar formas de passar o que nós sabemos para as gerações dos nossos filhos e nossos netos, são cada vez mais importantes.

 

 

O amor e trabalho tornam-se irrelevantes para pessoas idosas. Eles não são mais como antes. Mas algo acontece quando nos tornamo-nos mais velhos, que altera a natureza da intimidade e altera as nossas ambições a longo prazo.

 

 

Amor e trabalho tornam-se um pouco menos centrais. Articulação nos relacionamentos e deixar um legado, podem se tornar, como Bernie coloca, nossas "forças motrizes".

 

 

Bernie, naturalmente, é uma pessoa incomum. Ele é altamente educado, financeiramente bem-sucedido o suficiente para ser capaz de viver confortavelmente e casado com uma mulher de 63 anos.

 

 

Ele tem uma filha que compartilha seu interesse pela fotografia e visita regularmente, uma rede de amigos que estiveram lá com ele durante este momento muito difícil e conexões com várias organizações de artes onde tem expôsições e ensina regularmente.

 

 

Para ele, ser criativo e ser útil é possível.

 

 

O que diz sobre as pessoas que não tem talentos criativos, pode parecer-lhes que não têm nada para ensinar, que aquelas que passaram a vida fazendo trabalhos que odiavam, que quase não têm o suficiente para viver, cujas famílias são não perfeitas, que tem alguns amigos ou que não estão conectados com organizações comunitárias?

 

 

Se o seu isolamento é extremo, a idade avançada é susceptível para ser terrível. Mas a maioria das pessoas tem algo a contribuir para suas famílias e comunidades, e a maioria das pessoas têm interesses podem cultivar.

 

 

Sim, algumas pessoas criam e alguns apreciam, mas a valorização da excelência dos outros é uma oportunidade para a experiência, o que é gratificante em si e pode ser transmitida.

 

 

Sabendo que as médias de reprises, os enredos e personagens de programas de TV, o que as celebridades estão fazendo, o quê e com quem, os resultados das sondagens políticas - todos estas são oportunidades para o desenvolvimento pessoal e compartilhar conhecimento.

 

 

E praticamente todos são capazes de compartilhar sua história, que é um grande serviço para jovens inteligentes o suficiente para estarem interessados.

 

 

A sociedade americana é maravilhosamente diversificada, com um setor altamente desenvolvido de organizações que refletem as crenças e interesses de pessoas de uma multiplicidade de origens e experiência de vida.

 

 

Participação nesses grupos comunitários, religiosos, culturais, recreativos ou políticos cria oportunidades para cultivar novas competências (incluindo habilidades criativas), para fazer uma contribuição e deixar um legado.

 

 

Você não tem que ser um Bernie Kessler - uma pessoa de brilho criativo - para encontrar as satisfações de criatividade e disponibilidade na velhice.

 

 

Mas Bernie é instrutivo, porque mesmo na sequência da doença que quase o matou e deixou-lhe visivelmente enfraquecido, ele levou sua arte para um novo nível.

 

 

Enquanto eu estava visitando ele, me mostrou fotografias que está preparando para uma nova exposição. É chamada de "lugares silenciosas", e as fotografias são simples representações preto e brancas de mobiliário em quartos, caso contrário, vazios.

 

 

Elas são gritante, sem extravagância visual, mas preenchidas com um sentido do sentido transcendente que nos leva para além de sua superfície visual.

 

 

Este trabalho capta, penso eu, o que o filósofo de arte Arthur Danto chama "a transfiguração do lugar-comum".

 

Novas fotografias de Bernie é trabalho maduro que ele provavelmente não poderia ter feito quando ele era jovem, não obstante a beleza considerável de trabalho que ele tem produzido ao longo dos anos.

 

 

Eu não quero sugerir que os jovens não podem produzir obras de significado transcendente. Obviamente, eles podem e fazem. Quero apenas sugerir que existem novas oportunidades para a criatividade e auto-definição na velhice.

 

 

Bernie Kessler é apenas uma ilustração da possibilidade de novas descobertas e o cultivo de um significativo legado na fase final da vida.

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.huffingtonpost.com/

 

 

 

 

 

publicado por emtudoavontadedeus às 18:09
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

. logotipo sapo

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Himno de La Liturgia de l...

. O menino que conseguiu fa...

. Ou se está com Jesus, ou ...

. Há homens que dizem: se D...

. «Poderemos ficar no céu, ...

. Advertência da incompatib...

. A parte mais bonita, a pa...

. "A imensidade de Deus é a...

. Médico ao remover seus ov...

. A MELHOR CANÇÃO PARA DEUS...

.arquivos

. Abril 2015

. Março 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Agosto 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.contador de visitas

estatisticas gratis

. logotipo sapo